top of page

Programa de Acompanhamento de Estudos (PAE)

Sobre o Programa:

 

O Programa de Acompanhamento de Estudos (PAE) tem por objetivo fornecer auxílio pedagógico personalizado aos alunos que apresentam dificuldades acentuadas em áreas de conhecimento essenciais para sua formação acadêmica (especialmente as áreas relacionadas ao conteúdo de Matemática). No intuito de evitar a evasão destes alunos, e ajudá-los a superar dificuldades que impedem sua progressão ao longo do curso, o programa deve funcionar como um projeto de recuperação intensa, gradativa e eficiente, que seja flexível para se adaptar às necessidades pedagógicas individuais de cada aluno. O Programa deve funcionar em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Carreira, para que o aluno tenha à sua disposição, não apenas o apoio pedagógico necessário para seu desenvolvimento acadêmico, mas também o acompanhamento especializado de consultoria em Gestão de Carreira, a fim de que a evolução profissional sirva de incentivo à sua dedicação acadêmica; ademais, caso se faça necessário, o Programa também deve contar com apoio psicológico profissional, de modo a atender às demandas de saúde psicológica que o aluno porventura apresente.

 

Seleção, metodologia e acompanhamento:

 

A seleção dos alunos que participarão do Programa é realizada através dos resultados do Estudo Comparativo de Desempenho Acadêmico. O professor responsável pelo Programa deve agendar uma entrevista individual com cada aluno selecionado, a fim de traçar um plano de trabalho a ser realizado com ele. Nesta entrevista inicial, será levantado o perfil do aluno em relação à disciplina. O professor deverá preencher uma ficha cadastral do aluno, onde constarão, além dos dados pessoais deste, o número de vezes em que o aluno cursou a disciplina, seu histórico de desempenho em todas as vezes que cursou, um resumo das deficiências apresentadas pelo aluno na disciplina (detectadas pelo professor), e uma proposta de diagnóstico para sanar essas deficiências. Feito isto, o professor irá agendar com o aluno uma reunião semanal, de pelo menos uma hora de duração, onde o aluno irá realizar seus estudos com acompanhamento individual pelo professor. Nestes encontros, o professor deverá trabalhar os assuntos nos quais o aluno apresenta deficiência, utilizando a metodologia que ele achar mais adequada (que irá depender dos assuntos a serem trabalhados, bem como do nível de dificuldade apresentado pelo aluno). Após cada encontro, professor deverá preencher um relatório, onde irá avaliar o progresso apresentado pelo aluno, de modo que o coordenador do CAD possa avaliar se o Programa está sendo conduzido de modo eficiente.

​

A duração do Programa é de 1 semestre, podendo ser renovado por mais um semestre. Após o término do Programa, espera-se que o aluno tenha conseguido superar suas dificuldades, conseguindo progredir nos estudos de maneira autônoma.

bottom of page